ZIF

ZIF Ribeira de Nisa

 O território da Zona de Intervenção Florestal abrange a totalidade das freguesias de Santana, S. Matias e da ex- freguesia de Nossa Senhora da Graça e parte das freguesias de São Simão e Espirito Santo,  as quais se encontram em continuidade com as áreas anteriores. A área delimitada abrange apenas prédios rústicos do domínio privado, num total de 11333,31ha, dos quais 5484,37 ha são actualmente área aderente.
O objectivo da Entidade Gestora para o ano de 2018 é aumentar a área aderente em mais 20%, estando previstas algumas sessões de informação nas diferentes freguesias abrangidas pela ZIF.
O total da área aderente distribui-se por 398 prédios rústicos pertencentes a 38 proprietários.
A administração da ZIF é da responsabilidade da Entidade Gestora e tem por base dois pressupostos, o Plano Anual de Actividades aprovado em Assembleia Geral  e o Plano de Gestão Florestal  elaborado de acordo com as orientações do PROF e aprovado pelo ICNF .
Actualmente esta ZIF encontra-se a aguardar a resposta do ICNF ao requerimento de concessão.
A actividade da ZIF é apoiada por fundos comunitários e nacionais, sendo comparticipadas as acções de limpezas de prevenção de incêndios, conservação de caminhos e aceiros, limpeza e construção de pontos de água, arborizações, rearborizações  e  beneficiação de povoamentos florestais .
 A Silvestrys, Lda, equanto Entidade Gestora, prestará todos os esclarecimentos necessários , podendo os interessados formalizar a sua adesão preenchendo a ficha de aderente e envia-la por correio electrónico ou por carta .